O conhecimento de inglês, assim como de qualquer outra língua estrangeira, não é requisito para se inscrever. Candidatos(as) que ainda não dominem línguas estrangeiras ainda podem obter sucesso nos colégios.
Entendemos que a imersão e o período de dois anos, aliados ao devido esforço, sejam suficientes para que estudantes adquiram e desenvolvam a fluência necessária para obterem êxito em suas avaliações finais.
Nos meses anteriores ao embarque para os colégios, recomendam-se aulas intensivas preparatórias. Alguns dos colégios UWC oferecem programas anteriores ao ingresso no currículo do Bacharelado Internacional para aprendizado e aprofundamento especialmente no inglês. Existem também programas de acompanhamento ao longo dos anos para estudantes que venham a ingressar nos colégios sem dominar o idioma, independente do país de origem.
O processo de aquisição de fluência em um novo idioma exige adaptabilidade, disposição e empenho de cada estudante – ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de comunicação não-verbal.
Dependendo da composição de cada geração é possível que haja outro(a)s estudantes lusófono(a)s ao mesmo tempo no campus, ou até mesmo funcionários e docentes que falem português.